quarta-feira, 6 de julho de 2011

Quaraí tem -5ºC e Cambará do Sul -5,6ºC


O Rio Grande do Sul teve nesta segundao terceiro dia seguido com temperatura abaixo de zero de uma sequência que pode chegar a oito dias consecutivos com marcas negativas no Estado. Geou nesta segunda-feira em quase todos os municípios do Estado, inclusive em Porto Alegre. A marca mais impressionante do dia veio da fronteira. Quaraí teve 5ºC abaixo de zero. O registro espanta porque o município, apesar de possuir cerros, é de baixa altitude. Valores tão baixos no Sudoeste do Rio Grande do Sul são raros e apenas são registrados em ondas de frio muito intensas como a atual. A mínima no Estado foi nos Campos de Cima da Serra, em Cambará do Sul, onde a estação do Instituto Nacional de Meteorologia acusou 5,6ºC negativos. No mesmo local, na semana passada, a mínima foi de 6,2ºC abaixo de zero. Veja as mínimas desta segunda-feira em 64 estações do Rio Grande do Sul.
Cambará do Sul -5,6ºC Santiago -0,8ºC
Quaraí -5,0ºC Cruz Alta (Automática) -0,7ºC
São José dos Ausentes -4,5ºC Encruzilhada do Sul -0,6ºC
Bom Jesus -3,8ºC Canguçu -0,5ºC
Vacaria -3,3ºC Santa Maria -0,4ºC
Canela (Caracol) -3,2ºC Frederico Westphalen -0,2ºC
Uruguaiana (Convencional) -3,0ºC Palmeira das Missões 0,3ºC
Farroupilha (Vicentina) -2,7ºC Santo Augusto 0,4ºC
L. Vermelha (Convencional) -2,6ºC Teutônia (Automática) 0,5ºC
L. Vermelha (Automática) -2,3ºC Lajeado 0,7ºC
Santa Rosa (baixada) -2,3ºC Igrejinha 0,8ºC
São Gabriel -2,3ºC Rio Pardo 0,9ºC
Alegrete -2,0ºC São Leopoldo (Parque) 1,0ºC
Bagé (Automática) -2,0ºC Porto Alegre (Lomba) 1,2ºC
Erechim -2,0ºC Teutônia 1,2ºC
Dom Pedrito -1,8ºC São Luiz Gonzaga 1,2ºC
Bagé (Convencional) -1,7ºC Irai 1,2ºC
São Marcos -1,6ºC São Borja 1,3ºC
Passo Fundo (Automática) -1,6ºC Camaquã 1,4ºC
Soledade -1,5ºC Jaguarão 2,1ºC
Uruguaiana (Automática) -1,5ºC Porto Alegre (Automática) 2,2ºC
Bento Gonçalves -1,4ºC Rio Grande 2,3ºC
Rosário do Sul -1,2ºC Pelotas (Ufpel) 2,3ºC
Caxias do Sul (Inmet) -1,2ºC Porto Alegre (Convencional) 2,4ºC
Ibirubá -1,2ºC Porto Alegre (Aeroporto) 2,5ºC
Passo Fundo (Convencional) -1,2ºC São Leopoldo (MetSul) 2,7ºC
Livramento (Automática) -1,0ºC Chuí 2,9ºC
Santa Rosa (Inmet) -1,0ºC Pelotas (Embrapa) 3,1ºC
Cruz Alta (Convencional) -1,0ºC Santa Vitória do Palmar 3,1ºC
Livramento (Convencional) -0,9ºC Campo Bom 3,5ºC
Caçapava do Sul -0,9ºC Torres 4,7ºC
Farroupilha (Centro) -0,9ºC Tramandaí 4,8ºC
A temperatura poderia ter caído até um pouco mais na Metade Norte, não fosse a grande presença de nuvens altas de cristais de gelo do tipo Cirrus, apesar do impacto deste tipo de nebulosidade não ser muito alto na perda de radiação noturna. O motivo para tantas nuvens altas na região é a presença de uma intensa corrente de jato sobre o Estado. A sondagem das 9h da manhã de hoje do Salgado Filho indicou vento de 313 km/h sobre Porto Alegre a 10 mil metros de altitude. Veja as nuvens altas na imagem de satélite de alta resolução e análise do modelo para o nível do jato.
Houve congelamento em vários pontos dos Campos de Cima da Serra, onde as mínimas abaixo de zero foram generalizadas. As superfícies de alguns açudes chegaram a congelar. A paisagem estava transformada pelo frio em Cambará do Sul ao amanhecer, onde Liane Castilhos registrou mais um começo de dia congelante nos Aparados.
Na estrada que liga São Francisco de Paula a Bom Jesus (RS-110), a paisagem não era muito diferente. Muito gelo, inclusive sobre o "chão batido" e os barrancos. Poças d’água estavam congeladas (fotos de Adão Samir Eger).
Em São José dos Ausentes, a estação do Inmet acusou -4,5ºC. Ocorre que a estação está localizada sobre um morro junto à área urbana. Em pontos mais baixos, as marcas devem ter sido ainda menores. O termômetro para turistas, na área urbana, acusava 7ºC abaixo de zero, valor que pode ter sido atingido em vales e baixadas do município (foto de Lucas Azevedo para a MetSul).
Na Grande Porto Alegre, a mínima foi de 1ºC na estação da MetSul no Parque Imperatriz em São Leopoldo. Em Porto Alegre, o Sistema Metroclima registrou 1,2ºC na Lomba do Pinheiro, o dia mais frio do ano até agora na Capital. Mesmo na área Central da Capital, a temperatura caiu até 3ºC, conforme dados do Sistema Metroclima, o que era visto pela população nos digitais de rua (foto de Alexandre Soares).
Em Santa Catarina, a mínima no alto do Morro da Igreja, em Urubici, chegou a 6,2ºC negativos e a sensação térmica foi de 27ºC abaixo de zero, de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram). Em São Joaquim, a estação do Inmet acusou -4,9ºC, mas no distrito do Cruzeiro fez 5,7ºC negativos. Urupema teve -3,7ºC. No Morro das Torres, em Urupema, houve formação de "rime" (fotos abaixo da Prefeitura), fenômeno pouco comum no Sul do Brasil e característico dos topos das montanhas de Santa Catarina. Ocorre com o congelamento do nevoeiro e as partes expostas ao vento ficam brancas de gelo.
Um homem de 41 anos pode ter morrido de frio em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Seu corpo foi encontrado na rua e apresentava sinais de hipotermia. No Uruguai, já são cinco mortes por frio neste ano, com mais uma registrada no domingo. O governo analisa medidas de emergência (reprodução abaixo do Ultimas Noticias). Nesta segunda-feira, os termômetros indicaram no Uruguai -4,4ºC em Mercedes e Salto. Artigas teve -4,2ºC. A mínima de Salto superou o recorde de frio de série histórica 1960-1990.
As madrugadas devem seguir muito frias com mínimas próximas de 0ºC e negativas na maioria das regiões gaúchas até o final da semana. Haverá geada ampla e forte em muitos locais com congelamento em áreas da Serra. Pequeno reforço de ar polar previsto para esta quarta-feira deve manter a temperatura muito baixa na segunda metade da semana. À medida que a massa de ar frio se estabiliza sobre o território gaúcho, o frio de baixada se acentua a partir desta terça e nos próximos dias haverá grandes diferenças de temperatura entre microclimas, sobretudo em áreas de relevo. As marcas nas áreas de baixada devem ser muito geladas com valores em alguns casos, nas áreas de maior altitude, de 6ºC a 8ºC abaixo de zero. Em Porto Alegre, as mínimas até sábado devem ficar perto de 0ºC com a expectativa de valores negativos em alguns bairros, sobretudo entre amanhã e sexta. As tardes seguirão frias na Capital e no interior. Entre sábado e domingo, o frio deve perder bastante força no Estado.
Autor: Luiz Fernando Nachtigall

Nenhum comentário: